Receitinha de bolo integral de banana delicioso e saudável

Confira uma receita simples, saborosa e saudável de bolo de banana integral para fazer em casa.

Devido às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde no Brasil em relação a pandemia do novo coronavírus, devemos ficarmos isolados socialmente, ou seja, sempre que possível evitarmos sair de casa, e quando necessário sair não ir para locais lotados e fechados. Lembre-se, quarentena não é férias, então nada de ir para a praia ou outro tipo de aglomerações.

Pra quem gosta de levar uma vida saudável se faz necessário ler um livro, maratonar umas series ou filmes, manter uma rotina de exercícios, meditação, ioga, dentre outras práticas saudáveis como a alimentação, para passar esse tempo ocioso dentro de casa.

PUBLICIDADE

Quem não gosta de banana, não é mesmo? Portanto, hoje vamos aprender a fazer um maravilhoso bolo de banana integral, que alem de muito delicioso e funcional. Quem disse que pra ser saudável tem que ser ruim, não é mesmo?

Seguindo esta receita, esse bolo de banana integral renderá 12 porções. Seu tempo de preparo é de aproximadamente 60 minutos. O bolo integral de banana é simples de se fazer e você pode se deliciar tanto tomando café da manhã, quanto fazendo um lanchinho entre as refeições da tarde.

PUBLICIDADE

Ingredientes

Para preparamos este bolo você necessitará dos seguintes ingredientes que são 04 ovos, usando clara e gema; seis unidades de banana nanica (também conhecida como banana d’água ou banana caturra) cortadas em rodelas; meia xícara de chá de óleo de preferência o de canola; meia xícara de leite – recomendamos o desnatado, opte pela farinha de trigo integral e a medida será de uma xícara de chá, ou seja, 120 g; aveia utilizar a porção de uma xícara de chá; duas xícaras de açúcar, escolha o mascavo pois alem de preservar o cálcio, também é rico em sais minerais e ferro; canela em pó para salpicar a gosto e o fermento na quantidade uma colher de sopa.

PUBLICIDADE

Hora do Preparo

Nesta hora, se você tiver filhos com certeza os mesmos estarão em casa já que as escolas e creches também estão fechadas, considere incluí-los nessa atividade para que possam passar mais esse tempo juntos, uma vez que é muito importante para criarem laços profundos e duradouros entre você e eles.

Vai ser uma atividade que os ensinará a produzir o próprio alimento, nesse caso, uma alimentação saudável, alem de se divertirem juntos de forma prazerosa, criativa e dinâmica, possibilitando o aprendizado com relação à colaboração mútua, companheirismo e união.

Modo de Preparo

Em um liquidificador, coloque uma unidade das bananas, junte o restante dos ingredientes, exceto a canela e bata bem, até que a mistura fique homogênea. Lembre-se de reservar um pouco do óleo e da farinha para untar a forma. Então, após os ingredientes processados no liquidificador, unte a forma – de preferência uma forma circular – com o óleo e a farinha, coloque a massa, cubra-a com as rodelas das cinco bananas que foram reservadas.

Depois salpique a canela em pó e coloque para assar em forno pré-aquecido a 180º C aproximadamente por uns 50 minutos, depois desenformar, esperar esfriar e depois desfrutar. Bom apetite!

 

Sortear Receita

PUBLICIDADE

Escrito por Luis Henrique

Colunista de notícias focado no universo pop, cinema, literatura e cultura. Amo viajar, gastronomia, cervejas artesanais. Graduado em direito mas queria estar em Marte, caso ele já fosse habitado.