Cuscuz: Um superalimento que você pode preparar em apenas 3 minutos

Aprenda a cozinhar essa iguaria popular do norte da África, pronta em apenas 3 minutos, e saiba por que é um superalimento para incluir em sua dieta.

A palavra “cuscuz” em árabe significa “a comida”. No norte da África, é uma iguaria que não pode faltar na cozinha. É um alimento a base de sêmola de trigo moído, muito fácil de cozinhar.

A primeira vista, é minúsculo. Mede apenas um milímetro de diâmetro e é caracterizada por ser rápida em cozinhar. Leva apenas 3 minutos para o seu prato de cuscuz estar pronto para servir!

PUBLICIDADE

Além disso, é muito versátil e se adapta a qualquer combinação de ingredientes que você tem ao seu alcance. Convidamos você a conhecer todos os benefícios que isso lhe oferece e a conhecer todos os segredos de sua culinária.

PUBLICIDADE

Por que é um superalimento

Um cereal com um ótimo conteúdo de proteína: 13% de sua composição é proteína, essencial para manter os tecidos do corpo em forma.

Rico em fibras: contém quase 10% da ingestão diária. Portanto, é um aliado do sistema digestivo e evita a constipação. Isso ajudará você a perder peso: é um alimento de baixa caloria.

PUBLICIDADE

Tem menos calorias do que arroz ou quinoa. Uma xícara de cuscuz contém apenas 200 calorias, menos de 10% da ingestão diária recomendada.

Fortalece o sistema cardiovascular: porque contém selênio que reduz o colesterol perigoso para as paredes das veias e o funcionamento das artérias.

É super energético: ideal para atletas. Por sua contribuição em amido e carboidratos.

Ação antioxidante: combate o envelhecimento e a deterioração das células do corpo devido ao fornecimento de vitamina E.

Dicas para cozinhá-lo e não falhar na tentativa

Você só precisa usar uma regra infalível: a mesma medida deve ser usada para o cuscuz e para a água, por exemplo, um copo. Outra opção é hidratá-lo com um caldo caseiro. Como primeiro passo, você deve aquecer a água ou o caldo com sal a gosto até ferver. Em seguida, adicione o cuscuz e aguarde 3 minutos, mexendo muito suavemente. Desligue o fogo e adicione um pouco de manteiga a gosto. Deixe descansar por cinco minutos para que os grãos “se soltem” e dêem cremosidade. E pronto, você já tem tudo para começar a comer.

RECEITAS PARA COMBINAR

Refogue com legumes: você pode apreciá-lo com uma mistura dos seus legumes favoritos, como pimenta vermelha ou verde, cebola, cenoura, tomate cereja, cubos de batata doce e batatas. Pique bem todos os ingredientes e misture-os com o cuscuz previamente preparado. Tempere a gosto!

Pimentão recheados com molho de iogurte: é uma forma original de apresentação se você tiver convidados em sua casa. Você precisará de 2 pimentas, 1 tomate, uma colher de chá de mel, um punhado de salsa e um dente de alho.

Também meio limão e um iogurte natural do sabor que você preferir. Ligue o forno a 180º e corte os pimentões ao meio. Além disso, misture água muito quente (200 ml), mel e um pouco de limão. Para tudo isso, adicione o cuscuz já cozido. Adicione o tomate picado e a salsa também. Encha os pimentões e leve ao forno até ficarem cozidos. Por fim, acompanhe com o molho de iogurte, alho picado e raspas de limão.

Nas saladas: experimente com as combinações que você mais gosta. Uma opção muito nova é incluir abacate, tomate, sementes de girassol torradas, folhas de espinafre e um punhado de nozes. Junte tudo com seu cuscuz já preparado. Uma delicia!

E VOCÊ, JÁ EXPERIMENTOU O CUSCUZ?

Sortear Receita

PUBLICIDADE

Escrito por Jaqueline Matias

Colunista e redatores iniciante especializada em receitas e quitutes culinários mais badalados do momento no nicho!