Saiba como conservar alface e outras folhas por muito mais tempo na geladeira

Se você não souber armazenar as folhas de maneira adequada e cuidadosa, provavelmente de um dia para outro elas podem vim a murchar, leia esse artigo e saiba como evitar isso.

A alface é uma folha que todo mundo ama preparar para acompanhar um deliciosa refeição, apesar de se tratar de folhas, esse alimento é de grande importância para manter a nossa saúde em dia.

É sempre bom incluir porções delas em todas as suas refeições se possível, pois ela é altamente rica em fontes nutritivas, que ajuda muito o corpo a se manter saudável.

PUBLICIDADE

O único problema, é que a alface é um alimento bem difícil de conservar ela intacta, geralmente as pessoas compram quantidade que podem ser preparadas apenas para o momento de consumo.

Isso ocorre por causa do medo de perder o alimento, pois na maioria das vezes ela acaba murchando as suas folhas, se expostas ao ar da geladeira, ou até mesmo quando elas estão em contato com a água.

PUBLICIDADE

Por mais que você pense que seje uma tarefa difícil, conservar as folhas de alface pode ser bem mais simples do que você imagina, tem varias alternativas práticas.

Como por exemplo guardar as folhas dentro de sacos plásticos, potes de plástico ou de vidro que tenha tampa que possa ser bem vedada.

PUBLICIDADE

O que aconselhamos é que elas sejam armazenadas já lavadas, e depois serem colocadas no local da geladeira que pegue menos ar frio, isso porque uma temperatura muito alta pode ocorrer das folhas queimarem.

Agora que você já soube de algumas dicas básicas, fique atento as próximas dicas que iremos te passar de como conseguir manter as folhas, principalmente de alface por muito mais tempo na geladeira.

Primeiro comece fazendo a separação das folhas, eliminando as folhas murchas e em tons amarelados, em seguida coloque as folhas boas para uso de molho na água com o desinfetante apropriado para alimentos.

Para esse processo você também poderá utilizar água sanitária, mas preste atenção a maneira correta de utilizar. É importante ressaltar que a água sanitária deve ser a apropriada para esse fim, fique atento as instruções da embalagem.

A quantidade a ser usada deve ser de 15 ml para cada 4 copos de água, e mantendo os alimentos a serem higienizados durante 15 minutos, submerso a essa solução.

Após passar o tempo de molho, as folhas ou alimento precisam ser lavadas novamente com água corrente, para ajudar a eliminar os resíduos do produto e das sujeiras que sobrou.

Após esse processo, pegue um pano limpo de prato e abra-o sobre uma superfície plana, e vá secando folha por folha da alface, não é necessário passar o pano nelas, apenas bata de leve.

É importante que você tente deixar ela o mais secas possíveis, pois essa técnica irá ajudar a preservar as folhas bonitas durante muito mais tempo.

Depois que as folhas estiverem bem secas, separe em reservatórios como mencionamos mais acima, e coloque camadas de toalhas de papel entre elas.

Não é necessário colocar muitas, apenas uma para cada camada de folhas, isso irá ajudar as folhas não umedecerem com a refrigeração, e ainda as manterá muito mais tempo verdinhas.

Faça embrulhos no papel utilizando as folhas de alface, formando um pacote, e dessa maneira elas não ficaram úmidas, quando forem armazenadas nos recipientes apropriados.

Em seguida leve esse pacote feito com as folhas de alface dentro dos recipientes adequados, vedando bem. Se caso você utilizarem saquinho para armazenar, é importante que remova todo o ar dele antes.

Essa técnica simples fará com que as folhas não sejam afetadas pela umidade e nem pela refrigeração em excesso, dessa maneira ela poderá durar até 15 dias na sua geladeira.

Sem contar que depois fica muito mais fácil de utilizá-la, pois elas ficarão fresquinhas, e você poderá utilizar todas as vezes que você desejar.

 

 

 

Sortear Receita

PUBLICIDADE

Escrito por Margareth Santos

Gosto de dedicar uma parte do meu tempo levando noticias e informações através de matérias relacionadas a tudo, inclusive de saúde, culinária, famosos e do mundo da maternidade.