O bacalhau deve ser cortado no formato de lasquinhas. Em seguida, deve ser temperado com coentro, sal e também com alho.
Agora, em uma panela no fogo, você deve adicionar a cebola e o azeite, refogando-os. Em seguida, na mesma panela, você deve adicionar, gradativamente, os tomates, os quais estarão sem pele e sem semente. Adicione também os pimentões e as azeitonas picadas.
Acrescente o bacalhau e o extrato de tomate junto. Em seguida, adicione o leite de coco e aquela água que você separou, a qual o bacalhau foi fervido. Você deve deixar essa preparação cozinhar bastante tempo.
Sugerimos que você prove durante o cozimento para revisar a quantidade de sal. As batatas e as cenouras devem ser cozidas em rodelas.
Para fazer um molho, você deve utilizar o liquidificador. No liquidificador, você deve bater a manteiga derretida junto com o leite a farinha de trigo.
Em seguida que você obter a consistência da mistura, do liquidificador, de forma homogênea, leve até o fogo e cozinhe até encorpar. Depois adicione o creme de leite, como também a noz moscada, a pimenta e sal. No mesmo molho, bata 1 ovo e adicione dentro.
Separe um pirex, que você tem em casa, unte com azeite e passe um dente de alho, esfregando dentro do pirex. Nesse pirex, você fará as camadas: bacalhau, em seguida a batata, e na sequência cenouras.
No pirex, despeje o molho por cima e leve ao forno para gratinar. Depois de gratinar, decore, por cima, com azeitonas e pode ser servido com arroz e salada. Bom apetite,