Receita de Escondidinho de Carne Seca

Saiba como preparar uma deliciosa receita de escondidinho que vai deixar todos com água na boca.

Venha aprender a preparar uma deliciosa e bem fácil receita que você irá adorar, ideal para ser preparada naquele encontro de familia, um almoço bem fácil e rápido que todo mundo vai elogiar muito.

Veja os ingredientes que você irá precisar:

PUBLICIDADE

1 kilo e meio de Aipim (podendo ser chamado de vários nomes, depende da região)
Meio kilo de carne seca das boas
200 gramas de charque das boas
200 gramas de linguiça calabresa
200 gramas de creme de leite
3 tomates médio sem a pele e sem as sementes
1 cebola grande
Sal conforme o seu paladar
1 xícara (chá) de bacon cortado em pedacinhos pequenos
4 dentes de alho grandes
Leite quente até pegar o ponto
50 gramas de queijo parmesão ralado
250 gramas de requeijão
300 ml de creme de leite
Óleo de soja o quanto baste
45 gramas de margarina
1 colher (sopa) de manteiga
5 gramas de colorau
Orégano e louro a seu gosto
Salsa e cebolinha a gosto

Vamos ao modo de preparo da receita:

PUBLICIDADE

Recheio:

Pegue a carne de charque juntamente com a carne seca e adicione em uma panela de pressão grande, despeje água até que seja totalmente cobertas.

PUBLICIDADE

Para esse processo não será necessário que você retire o sal da carne, isso porque essa carne das boa, geralmente é a de primeira, e essa carne quase não vem adição de sal.

Deixe que elas cozinhem até que você perceba que elas estão bem cozidas, em ponto de desfiar com facilidade, retire do fogo e aguarde até que ela esteja bem fria para que possa ser desfiada.

Pegue uma outra panela, e dentro dela despeje uma pequena quantidade de óleo, e despeje o bacon juntamente com a calabresa, deixe que eles fritem até começar a dourar bem.

Quando já estiver nesse ponto despeje a carne já desfiada, e aguarde alguns minutos para que ela frite um pouco, depois despeje a cebola, o alho, o tomate, o colorau e deixe fritar por uns 5 minutos, ou até que você perceba que está se desfazendo.

Após esse tempo despeje um pouco de água, o orégano e também o louro. espere até que cozinhe em alguns minutos, disponha a salsa e a cebolinha, depois de colocá-las e misturar, apague o fogo e deixe descansando.

Para o purê de Aipim:

Em uma panela, coloque o aipim e leve ao fogo para cozinhar, deixe que fique bem macio, após isso desligue o fogo e comece a amassar eles, utilizando um amassador ou até mesmo um garfo grande, mantendo cuidado para não se queimar.

Em seguida comece a despejar a manteiga juntamente com a margarina, depois leve novamente em uma panela e deixe no fogo, comece a despejar o leite devagar, até obter o ponto ideal para purê, por ultimo coloque o creme de leite e apague o fogo.

Agora vamos a montagem do nosso escondidinho:

Pegue um refratário da sua escolha, e nele passe um pouco de óleo como se tivesse untando ele, comece fazendo uma camada bem fina do purê de aipim, depois faça uma camada utilizando o recheio da carne seca.

Em seguida faça novamente uma camada com o purê, terminando com uma camada de requeijão por cima do purê e depois o queijo ralado salpicado.

Após esse processo leve ao forno para gratinar, em temperatura média, isso pode demorar pelo menos umas meia hora.

Sortear Receita

PUBLICIDADE

Escrito por Margareth Santos

Gosto de dedicar uma parte do meu tempo levando noticias e informações através de matérias relacionadas a tudo, inclusive de saúde, culinária, famosos e do mundo da maternidade.