Já ouviu falar de, Kombucha? Aprenda a fazer esse chá milenar rico de probióticos.

Ainda não fizeram estudos científicos suficientes sobre seu benefício, mas tudo parece estar associado a efeitos antimicrobiano e antioxidante devido a sua composição, deste chá milenar fermentado, com origem na china.

Kombucha é um chá milenar e fermentado a partir da fermentação de chá verde ou preto adoçado e um ingrediente mãe,  uma cultura simbiótica de bactérias e levedura, Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast”,  que vulgarmente se chama  “panqueca” esta é responsável l pelo processo de gaseificação natural da kombucha.

Cheio de microrganismos este Scoby, como vulgarmente se chama a esta “panqueca” tem um formato redondo e aspecto gelatinoso  e é responsável pelo processo de gaseificação natural da kombucha. Há vários sites que têm o scoby para doação.

PUBLICIDADE

A kombucha está cada vez mais na moda, pelos seus benefícios a nível gástrico, pois é uma bebida probiótica e antioxidante, e ainda rica em vitaminas C, K e do complexo. Embora já seja comercializada, pode fazer em casa este milagroso chá.

Para fazer a primeira fermentação é necessário chá preto ou verde e açúcar cristal, que é o que dá uma melhor fermentação. A proporção é de três saquetas de chá, e quatro colheres de açúcar por cada litro de chá.

PUBLICIDADE

Por hábito fazem se três litros de chá. Não utilize água da torneira  por causa do cloro, utilize filtrada e tem que ferver o em um recipiente de inox. O alumínio seja em panela ou mesmo em colheres NUNCA deve estar em contacto com a kombucha .

Utilizar sempre objetos de plástico, vidro ou inox para o lume. Depois junta-se os pacotes de chá e o açúcar. As mãos e dos instrumentos utilizados para manipulação do scoby precisam ter uma higienização adequada. O vinagre é um ótimo produto para lavar as mãos e todos os recipientes utlizados no manuseamento.

PUBLICIDADE

Deixe esfriar completamente, retire os pacotinhos de chá  e coloque o liquido  em um recipiente de vidro de boca larga , junto com o SCOBY, tapando-se com uma gaze ou lenço bem limpos, atando  com barbante ou elástico.

Coloca-se a descansar durante doze a quinze dias em um sítio escuro e seco, onde não apanhe sol nem seja muito quente. Depois deste tempo , utilize um passador fino de plástico para filtrar algumas impurezas próprias da fermentação, e distribua por frascos  de vidro, coloque na geladeira e está pronto a beber.  Retome depois todo o processo com o scoby e com 200 ml  deste primeiro chá. Lembre-se de sempre lavar muito bem as mãos e os equipamentos que utilizar no preparo da bebida, para evitar contaminações.

Sortear Receita

PUBLICIDADE

Escrito por Raquel Dos Santos Pires

Criando noticias , sempre com a preocupação de serem omais credivieis ,editando textos de forma visualmente atrativa, sofisticada e de fácil leitura.-