Chico balanceado de banana – sobremesa maravilhosa, fácil e deliciosa!

Aprenda a preparar essa sobremesa deliciosa e surpreenda a sua família

Chico Balanceado, é uma sobremesa deliciosa muito conhecida no sul do Brasil, e conhecida em alguns lugares por Banana na Travessa ou Gelado de Banana. Essa é uma receita especial, perfeita para preparar para recepcionar seus amigos e familiares em ocasiões importantes e até mesmo naquele tradicional almoço de domingo.

Não há nada mais gostoso do que servir um prato ou sobremesa que agrade completamente a todos. Faça pois será só elogios para você, essa sobremesa é um verdadeiro espetáculo. Confira a seguir lista completa de ingredientes necessários  e o passo a passo de como fazer.

PUBLICIDADE

INGREDIENTES

Quatro ovos

PUBLICIDADE

1 lata de leite condensado

1 lata de leite (use a lata de leite condensado como medida)

PUBLICIDADE

3 bananas

1 colher de sopa de maisena

4 colheres de sopa de açúcar para a cobertura

1 xícara de chá de açúcar para a calda

Canela em pó

MODO DE PREPARO

1. Vamos iniciar a receita preparando a calda de caramelo. Então, coloque em uma panela o açúcar e a água, mexa para dissolver e em seguida leve ao fogo, ela deve ficar com cor de guaraná.

2. Depois corte as bananas em rodelas e separe algumas para finalizar a sobremesa e espalhe o restante por um refratário.

CREME

1. Para o creme, separe duas gemas e reserve as claras para usar na cobertura. Acrescente o leite condensado às gemas e mexa bastante para misturar tudo uniformemente e não ficar aquele gostinho de ovo. Após acrescente o leite e leve ao fogo.

2. Dissolva a maizena em um pouco de leite e quando estiver ao ponto de levantar fervura,acrescente ao creme. Mexa sempre até ferver. Caso queira ou seja necessário acrescente um pouco mais de maizena para engrossar o creme e deixa-lo mais firminho.

3. Assim que estiver pronto, distribua o creme sobre as bananas dispostas na calda de caramelo.

Dica: Caso prefira sobremesas menos adocicadas, adicione mais uma medida delata de leite e mais uma colher de sopa de maizena.

COBERTURA

1. Para a cobertura bata na batedeira, 4 claras em ponto de neve, elas precisam ficar bem firmes.

2. Em seguida, acrescente 4 colheres de açúcar (é a quantidade de uma colher de sopa por clara, se desejar fazer uma quantidade maior ou menor da receita).

3. Ainda com a batedeira ligada, vá adicionando aos poucos ao glacê o restante da calda quente.

4. Em seguida, distribua a cobertura com cuidado pelo refratário. Com a ponta de uma colher, faça ondulações pelo glacê.

5. Leve o refratário ao forno por apenas alguns minutinhos para dourar o glacê.

6. Para finalizar a sobremesa, polvilhe canela a gosto ou faça respingos com o caramelo.

Sirva e se delicie!

Gostou dessa receita? Comenta e compartilha! Sua opinião é extremamente importante para toda nossa equipe, para que possamos criar conteúdos de maior relevância aos nossos leitores.

 

Sortear Receita

PUBLICIDADE

Escrito por Luh Me

Colunista de notícias, dedicada a Tv e famosos, notícias, entretenimento, saúde, receitas culinárias e curiosidades.